Blog

Chapadmalal !! Novo terroir na Argentina



A procura de novos terroirs levou os produtores argentinos a estender os limites vitivinícolas até o litoral do Atlântico, com novos projetos. Na província de Buenos Aires, Chapadmalal, vizinha de Mar del Plata, convida o enófilo hoje a provar seus vinhos oceânicos. A região está composta por um circuito de serras e planícies onduladas de escassa altura, com clima úmido, muito vento e baixa amplitude térmica, como consequência da influência do oceano. Isto permite encontrar vinhos mais frescos e elegantes, de grande complexidade aromática, focados na produção de variedades brancas como a Sauvignon Blanc e Chardonnay; com bons expoentes de Pinot Noir e espumantes de grande qualidade.

Em 2017, o crítico britânico Tim Atkin, já chamou a atenção da qualidade dos vinhos que estão sendo desenvolvidos nesta região. Um exemplo foram os espumantes e varietais da Costa & Pampa, da Vinícola Trapiche Chapmalal, que obtiveram entre 90 e 93 pontos em 100 possíveis. A maior pontuação entre os rótulos da vinícola foi obtida pelo espumante Costa & Pampa Brut Rosé, com 93 pontos. Já o Extra Brut foi avaliado com 92 pontos, assim como o Costa & Pampa Riesling 2016.

Em seu relatório sobre os vinhos argentinos e as novas tendências para além do Malbec, Atkin se refere à região de Mar del Plata da seguinte forma:
"As maiores tendências que vejo (e aprecio) são a redução da quantidade de madeira nova, a colheita antecipada e uma maior compreensão do equilíbrio. 
Destacou também o aumento do número de blends tintos e brancos, o renascimento do semillón, a melhoria dos espumantes e 
o desenvolvimento (e em alguns casos a redescoberta) de novos terroirs em locais como Chapadmalal , Barreal, Altura Máxima e Uspallata. Os argentinos estão ultrapassando os limites de seus vinhos, tanto geográfica quanto metaforicamente ".

Os interessados em conhecer a adega Trapiche Chapadmalal, podem faze-lo através do site: https://www.trapiche.com.ar/comin/