Blog

Beba um Malbec da Patagônia - Os vinhedos mais ao sul do mundo !



Os vinhedos mais ao sul do Planeta são aqueles localizados na Patagônia e na Nova Zelândia. No caso da Patagônia o clima é desértico com baixa incidência de chuvas anuais, com geadas e ventos intensos. Por outro lado, várias horas de sol e um clima frio potencializam vinhos frescos e boa concentração.

A casta mais conhecida da Patagônia é o Pinot Noir embora, o Malbec ali produzido surpreenda os mais variados enófilos do mundo todo.

Exemplos de ótimos malbecs da região da Patagônia podem ser encontrados na Bodega Malma em San Patricio del Chañar, província de Neuquén.

Este terroir potencializa vinhos Malbec de cor vermelha intensa e com matizes roxos. Alem disto têm encontrado na Patagônia o ambiente perfeito para desenvolver aromas de frutos vermelhos como framboesa fresca, ameixas e cerejas. Na boca eles são intensamente frutados com boa estrutura e taninos macios.

Um dos melhores rótulos da Bodega Malma é o Malma Esencia Malbec que apresenta uma estrutura média em que 30% da sua maturação é feita em barris de carvalho francês. Apresenta taninos suaves e um leve toque de madeira. Ótima sugestão para quem quer um Malbec diferenciado e um gosto de Patagônia na boca.